MEU 1º PROJETO DO CURSO DE INTRODUÇÃO À EDUCAÇÃO DIGITAL
Olá colegas!
Este blog foi criado como parte de uma tarefa do Curso Noturno de Educação digital. Sempre tive muito "medo" de aventurar com o computador, e este curso está me ajudando a me libertar desta vestimenta, e como passo de formiguinha estou me despindo. E ao mesmo tempo vem tentar trazer um alento ao professor de que não está só, estamos juntos.
Público Alvo: Em decorrência das visitas feitas em várias escolas pertencentes ao 39º Núcleo do CPERS/SINDICATO , inicialmente o projeto será apresentado aos colegas do Sindicato, posteriormente ao corpo docente da escola onde atuo e outras escolas.
O Projeto será aplicado nas reuniões pedagógicas e administrativas da escola.
Projeto:
PROFESSOR: PROFISSÃO SOB PRESSÃO
PROFESSOR: PROFISSÃO SOB PRESSÃO
JUSTIFICATIVA- Levar uma contribuição para a discussão e reflexão, diante das dificuldades dos professores no cotidiano escolar.
CERTEZAS PROVISÓRIAS- No dia a dia das escolas, é crescente as formas de violência pelas quais passam os professores.
DÚVIDAS TEMPORÁRIAS- Está o professor trabalhando diariamente sob pressão em suas várias faces?
O encantamento da profissão se transformou em desencanto?
O professor encontra amparo na escola ou está desamparado?
Podemos somente apontar os culpados?
Quais ações deveriam ser efetivadas?
Entre as causas para todas estas indagações, podemos citar as mais relevantes:
Salários baixos, alunos indisciplinados e desinteressados, famílias desestruturadas, instabilidade no emprego pelos contratados, ausência de profissionais de apoio, progressão continuada,...
O presente projeto tem por objetivo trazer à discussão e reflexão, para procurar formar de superar as dificuldades, juntamente com o poder público, estudiosos, comunidade escolar; não somente com ações de segurança e policiamento escolar, mas também para a concretização de ações pedagógicas preventivas.
O projeto será apresentado na Sala de Informática da nossa escola,seguido de um debate coletivo, onde será sugerido que as escolas participem das mais variadas formas de prevenção e saúde dos professores.
REFERÊNCIAS
CENTRO DE REFERÊNCIA REGIONAL EM SAÚDE DO TRABALHADO.Saúde Mental e Trabalho:Dores Silenciosas/Porto Alegre/Secretaria Municipal de Saúde.SMS,Porto Alegre,2009.
CNTE.Cadernos de Educação. Ano XV-número 22-Brasília,2010.
FARIAS, Cecília Maria Martins(org.). O Professor Sob Pressão.1ª Ed.Porto Alegre.Carta Editora.2012.
HÉRNANDEZ, Fernando. Transgressão e Mudança na Educação-Os Projetos deTrabalho.PortoAlegre.1998.
LEMOS, José Carlos Galvão. Do encanto ao Desencanto, da Permanência ao Abandono:o Trabalho e a Constituição da Identidade Profissional. São Paulo:PUC-SP,2009.
PUBLICAÇÃO DO COLETIVO ESTADUAL DE SAÚDE DO CPERS-SINDICATO.Agosto-2012.
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REFERÊNCIAS
CENTRO DE REFERÊNCIA REGIONAL EM SAÚDE DO TRABALHADO.Saúde Mental e Trabalho:Dores Silenciosas/Porto Alegre/Secretaria Municipal de Saúde.SMS,Porto Alegre,2009.
CNTE.Cadernos de Educação. Ano XV-número 22-Brasília,2010.
FARIAS, Cecília Maria Martins(org.). O Professor Sob Pressão.1ª Ed.Porto Alegre.Carta Editora.2012.
HÉRNANDEZ, Fernando. Transgressão e Mudança na Educação-Os Projetos deTrabalho.PortoAlegre.1998.
LEMOS, José Carlos Galvão. Do encanto ao Desencanto, da Permanência ao Abandono:o Trabalho e a Constituição da Identidade Profissional. São Paulo:PUC-SP,2009.
PUBLICAÇÃO DO COLETIVO ESTADUAL DE SAÚDE DO CPERS-SINDICATO.Agosto-2012.
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